Turismo

Estrada Real

Senac
  • Logo Senac Minas
  • Hotel Grogotó
  •  

Esportes Radicais

© Henry Yu Escalada - Henry Yu Escalada

Há inúmeros esportes radicais que podem ser praticados nos percursos descritos neste guia. Abaixo, oferecemos uma breve descrição de dois deles e uma indicação dos locais mais apropriados à sua prática.


Escalada em Rochas

Modalidade de alpinismo que consiste em escaladas de pequenas e grandes paredes rochosas. Iniciado no Brasil no século passado (no Rio de Janeiro e no Paraná), espalhou-se pelos estados do país que, por apresentarem grande quantidade de montanhas e paredões, mostraram-se mais propícios à prática dessa modalidade esportiva. O esporte é hoje bastante difundido em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Bahia.


Por se tratar de um esporte de risco, só deve ser praticado por pessoas capacitadas e com os devidos equipamentos, respeitando-se sempre as normas de segurança. Nas trilhas que constam deste guia, é possível encontrar locais propícios e interessantes para a prática de escalada. Listamos, a seguir, os mais importantes.


Glossário

Via: Caminho feito pelo escalador na rocha.
Via grampeada: Caminho em que grampos fixos são deixados para a segurança.
Via móvel: Caminho em que as proteções do escalador são retiradas após a subida, sendo necessário mais técnica e equipamentos para a subida.


Ouro Preto

O Pico do Itacolomi (e seus arredores) possui algumas escaladas de boa qualidade, apesar de não ser o local mais indicado para principiantes. Sua rocha é o quartzito, e a altura média das vias é de 70 metros, sendo a proteção feita, na maioria das vezes, com material móvel.


Mariana

O Pico do Inficcionado (Caraça) concentra algumas vias de escalada no seu cume (a 2.064 metros de altitude) com altura variando de 60 a 250 metros. Também não indicada para principiantes. A rocha do pico é o quartzito.


Catas Altas

O Pico do Baiano, em cujo sopé está o povoado de Morro da Água Quente,  é uma montanha clássica da escalada de Minas Gerais. Possui 04 vias de escalada, variando de 600 a 700 metros, totalmente grampeadas. O topo está a mais de 2.000 metros de altitude. A rocha do pico é o quartzito. Agulhas de Catas possui uma escalada de 250 metros até o topo, ao qual também se pode chegar empreendendo-se uma caminhada de 05 horas. Localiza-se a, aproximadamente, 10 km de Catas Altas.


Cocais

Na região de Pedra Pintada se encontram algumas escaladas em quartzito, de aproximadamente 30 metros, em material móvel.


Caeté

Na Serra da Piedade, com aproximadamente 1700 metros de altitude,  localizam-se diversas escaladas de todos os níveis, sendo o local muito usado pelo Exército para treinamento. A rocha é o itabirito. Dentro da cidade se localiza a Pedra Branca, com 100 metros de altitude e diversas vias de escalada de todos os níveis de dificuldade. A rocha da Pedra Branca é o granito.


Conceição do Mato Dentro

Na região da Cachoeira do Taboleiro se localizam 02 vias de escalada em quartzito de aproximadamente 300 metros. Essas escaladas não são recomendadas a iniciantes.


Canyoning

Descida de canyons e cachoeiras, transpondo-se os diversos obstáculos que a natureza apresenta. Iniciado por espeleólogos nas suas explorações subterrâneas, veio para a superfície e hoje é muito praticado - especialmente em Minas Gerais. Também é um esporte de risco e, por isso, não deve ser praticado por leigos. A Estrada Real possui inúmeras opções, portanto serão aqui citados apenas os mais conhecidos.


Cocais

Cachoeira da Pedra Pintada, com aproximadamente 30 metros.


Ipoema

Cachoeira Grande, com aproximadamente 90 metros.


Itambé do Mato Dentro

Há diversas cachoeiras no Vale do Entancado, propícias à prática desse esporte.


Conceição do Mato Dentro

Cachoeira do Tabuleiro, com 270 metros de queda d’água. Há também a Cachoeira do Capivari, com aproximadamente 50 metros de queda.


Rio Acima

A região tem diversas cachoeiras, como a de Viana, que tem  aproximadamente 60 metros.


Diamantina, Milho Verde e São Gonçalo

A região, além de belíssima, conta com inúmeras cachoeiras adequadas à pratica do canyoning.


Atenção

Na época de chuvas ocorre o fenômeno da “cabeça d’água”, muito comum na região, que consiste no levantamento súbito do nível dos rios e das cachoeiras.

 

 

Enviar link

© Henry Yu Belo Horizonte - Praticando Alpinismo (Escalada) - Henry Yu Praticando Alpinismo (Escalada)
© Henry Yu Moeda - Parapente na Serra da Moeda - Henry Yu Parapente na Serra da Moeda