Turismo

Estrada Real

Senac
  • Logo Senac Minas
  • Hotel Grogotó
  •  

Estrada Real - Caminho Velho - Trecho Passa Quatro a Ouro Preto (Expedição 500 anos)

Estrada Real – Caminho Velho
'As evidências históricas indicam que tenha sido a bandeira de Fernão Dias a expedição da qual resultou a abertura do chamado Caminho Velho, via de ligação entre as vilas paulistas do vale do rio Paraíba do Sul e os primeiros núcleos mineradores do que se conhecia à época como “sertão dos cataguás”, região indefinida que veio a constituir a porção central da capitania das Minas Gerais. Entre 1674 e 1681 a famosa bandeira varreu boa parte do atual território mineiro, fundando os primeiros arraiais da futura capitania e, literalmente, abrindo caminho para as jornadas que se seguiram.'  (Texto de Márcio Santos)



Expedição dos 500 anos


(Trecho em Minas – Passa Quatro a Ouro Preto)


Em abril de 2000 um grupo de voluntários percorreu 500 km, inventariando a rota antiga de Minas, com objetivo de traçar um mapa de interesse turístico.


Algumas variáveis do caminho ocorreram em virtude das infra-estruturas disponíveis à época, relativamente às encontradas hoje em dia.


Com nossa modesta contribuição, e com ferrenho esforço do Governo de Minas, e ainda inúmeros parceiros (prefeituras, universidades, ONG’s, iniciativa privada etc.), em muito se percebe de mudanças ao longo do caminho. Por isso, recomendamos aos viajantes contemporâneos conferirem os dados para atualizarem as informações.


O Portal Descubraminas receberá a contribuição do internauta que queira participar com críticas, indagações, atualizações e informações que nos atualizem. Caso as informações venham a ser utilizadas você receberá o merecido crédito. Para tanto você pode participar do Fórum de Discussões intitulado Estrada Real, ou enviar um e-mail através da seção “Fale conosco”.


Texto de Tullio Marques

Enviar link

© Henry Yu Passa Quatro - Vista panorâmica da área rural - Henry Yu Vista panorâmica da área rural
© Alexandre C. Mota Carrancas - Alto da serra de Carrancas - Alexandre C. Mota Alto da serra de Carrancas