Turismo

Expedições e Aventuras

05. Trecho Carrancas - Caxambu

Carrancas - Traituba (30 setembro 2001)


Em Carrancas, ao acordarmos fomos surpreendidos por um maravilhoso e inesperado café da manhã gentilmente oferecido pelo Marcelo Moreira dono da Pousada da Toca. Quando saíamos da cidade, o pneu da bicicleta do Thomaz furou de novo, e atrasamos novamente. Nesse trecho é difícil acertar o caminho da Estrada Real por isso, erramos o caminho umas três vezes. O lugar é muito bonito pela natureza, com muitas cachoeiras, belas formações montanhosas como as Broas (de quartzito) e as fazendas antigas, como a Fazenda Santa Terezinha. Traítuba é uma fazenda histórica, que hospedou os viajantes da Estrada Real por muito tempo e continua até hoje os hospedando. Há registros da passagem do Imperador Dom Pedro II pela fazenda.


Traituba - Cruzília (01 outubro 2001)


A região de Traituba é o berço do cavalo Mangalarga Marchador, e tem várias fazendas interessantes de criação de animais, como a Fazenda Narciso, além de belas vistas e uma cachoeirinha na beira da estrada. Neste trecho começou a chover no meio do caminho, mas já era tempo, pois desde o segundo dia de viagem, em Itabirito, não descia água do céu. Por causa da chuva, chegamos tarde em Cruzília e não conseguimos estabelecer contato com a Prefeitura ou com a Secretaria de Turismo, mas, como quem tem boca vai à Roma, encontramos com o irmão do Secretário Municipal de Turismo, dono da pousada Eskina Mineira, que nos hospedou carinhosamente em sua casa.


Cruzília - Casa do Pedro (02 outubro 2001)


De manhã, tomamos um rico café, acompanhado de diversos tipos de bolos e pães típicos das padarias da cidade. A chuva continuou e ficou mais forte quando saímos de Cruzilha com destino a Baependi, num trecho asfaltado da Estrada Real (BR 383). A estrada estava perigosa por causa dos carros e da chuva forte, e então tivemos que parar e pedir abrigo em uma casa à beira da estrada. Fomos acolhidos pelo Pedro, um morador local, simples e de bom coração, que foi uma luz em um momento difícil da viagem.


Casa do Pedro - Baependi - Caxambu (03 outubro 2001)


Partimos bem cedo, com o céu aberto depois de tanta chuva, e logo chegamos em Baependi, onde fomos à Secretaria de Turismo pegar informações sobre esta simpática cidade cheia de cachoeiras. Seguimos para Caxambu pelo caminho antigo, por onde passava uma estrada de ferro, e de onde pudemos apreciar a Serra do Careta à nossa esquerda. Chegando à cidade fomos ao famoso parque das águas, que abriga fontes de águas minerais de diversos tipos, belos e ornametados jardins e o prédio do balneário onde fica a Secretaria Municipal de Turismo. Lá fomos indicados para hospedarmos no Hotel União, onde fomos muito bem recebidos.

 

Enviar link

© Henry Yu Baependi - Santuário Nhá Chica - Henry Yu Santuário Nhá Chica
© Henry Yu Caxambu - Parque das Águas - Henry Yu Parque das Águas
© Acervo/Prefeitura de Cruzília Cruzília - Fazenda Traituba - Acervo/Prefeitura de Cruzília Fazenda Traituba