Turismo

Expedições e Aventuras

06. Trecho Caxambu - Passa Quatro

Caxambu - Pouso Alto (04 outubro 2001)


Pela manhã, visitamos novamente o Parque das Águas e em seguida, partimos para Pouso Alto. Este trecho também é de asfalto com uma pista estreita, muitas curvas, movimentada e de topografia acidentada, mas a beleza e o clima agradável das montanhas do sul de minas fazem valer a pena enfrentar essas dificuldades. Pouso Alto é outra cidadezinha simpática, e de grande valor para a Estrada Real, pois foi o primeiro grande acampamento dos Bandeirantes nas terras de Minas. Fomos recebidos pelo Carlos André, em seu Hotel Serraverde, que se localiza em uma grande e antiga fazenda por dentro da qual passa a Estrada Real. O local tem uma maravilhosa beleza e área de lazer.


Pouso Alto - Itanhandú (05 outubro 2001)


Pela manhã conhecemos a área de lazer do hotel e seguimos em frente, passamos em Santana do Capivari, um vilarejo no meio das belas montanhas da Serra da Mantiqueira. Lá a Estrada Real volta a ser de terra e vai contornando o Rio Verde e a estrada de ferro Oeste de Minas até Itanhandú, onde fomos calorosamente recebidos pelo Secretário de Turismo na Prefeitura, que nos apresentou a todos que por lá estavam. No fim da tarde pegamos uma estrada que vai ao Hotel Fazenda Serra Que Chora, que se localiza há cerca de 4 Km da cidade, e lá passamos a noite.


Itanhandú - Passa Quatro (06 outubro 2001)


Antes de sair, um jornalista da rádio local foi ao hotel nos entrevistar. Passamos a manhã conversando e depois partimos. Após pedalar por uma estrada de terra, chegamos, já tarde, em um lugar que pensávamos ser Passa Quatro, mas logo vimos que era Tronqueiras, um bairro desta cidade. Já no destino previsto, fomos recebidos pelo César, da Pousada São Rafael em Passa Quatro, uma cidade com grandes prédios históricos, diferente das típicas do interior mineiro, com largas avenidas de pedra e um largo canteiro central com a estrada de ferro desativada.

 

 

Enviar link

© Alexandre C. Mota Pouso Alto - Expedicionários na pastagem - Alexandre C. Mota Expedicionários na pastagem
© Vinícius Horta Passa Quatro - Paisagem rural - Vinícius Horta Paisagem rural
© Vinícius Horta Passa Quatro - Paisagem rural - Vinícius Horta Paisagem rural