Turismo

Regiões Turísticas

Triângulo

  • Araporã - Cachoeira da Piedade - Acervo/Araporã - Sedetur

O elevado grau de urbanização desta região é um reflexo da dinâmica economia dos agronegócios, concentrados principalmente em Uberlândia e Uberaba. Responsável por experiências pioneiras de ocupação e colonização do Cerrado, sua economia agrícola é especializada e de alto nível tecnológico. É um dos principais polos atacadistas brasileiros e apresenta os melhores índices de qualidade de vida do Estado.


A topografia da região é suave, com excelentes condições do solo e grande disponibilidade hídrica, garantida pelas bacias dos rios Paranaíba e Grande.


Possui excelente malha rodoviária, que a conecta facilmente com São Paulo e Belo Horizonte.


O melhor da região do Triângulo Mineiro


O Zebu
Uberaba, conhecida como a capital do gado Zebu, sedia anualmente a Expozebu, feira reconhecida mundialmente que coleciona recordes na venda de gado, em que as melhores espécies valem milhões de reais.


O Museu do Zebu foi organizado para contar a trajetória dessa raça no Brasil. O acervo é constituído por peças, fotos, livros e documentos. Há exposição permanente e mostras anuais temporárias.


Parque dos Dinossauros
A região de Peirópolis, Uberaba, é um importante sítio paleontológico desde a década de 1940, quando foram encontrados os primeiros fósseis. Os fragmentos ósseos encontrados têm entre 70 e 80 milhões de anos.


O Museu dos Dinossauros possui um acervo de mais de 1,5 mil fósseis encontrados na região. Há exemplares de dinossauros carnívoros, herbívoros, quelônios, crocodilomorfos, lagartos, sapos, peixes, moluscos, além de microfósseis de plantas. Uberaba destaca-se como o único sítio paleontológico brasileiro em que foram encontrados ovos de dinossauros completos.


Paz de espírito
Uberaba é uma rota de turismo religioso para quem busca paz de espírito, sendo considerada um destino de fé. Foi aqui que o maior médium brasileiro, Chico Xavier, juntou multidões. Apesar de ter nascido em Pedro Leopoldo, ele escolheu a cidade do Triângulo para viver e cumprir sua missão.


O Museu Chico Xavier está instalado na casa que serviu de residência para o médium por mais de 40 anos. O acervo do museu contém muitos documentos, fotos, mobiliário, roupas de cama e objetos pessoais de Chico, incluindo a sua indumentária.


Biodiversidade do Cerrado
O Museu de Biodiversidade do Cerrado em Uberlândia guarda as principais coleções de entomologia (insetos), de anfíbios (sapos, rãs e pererecas), de serpentes, além do excelente Herbarium Uberlandense, imensa coleção de plantas do Cerrado brasileiro, que tem servido de base para estudos. O MBC está vinculado ao Instituto de Biologia (IB), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).


Rios, represas e lagos
O rio Grande e o rio Paranaíba não representam apenas serem divisores de estados, mas um magnífico e caudaloso palco para as diversas atividades de lazer e esportiva.


Graças aos rios, aos lagos e às represas da região, no Triângulo Mineiro é grande a oferta de atividades náuticas, já que excelentes clubes náuticos estão instalados nessa área. Para quem gosta de uma boa pescaria a região é um paraíso.


As principais cidades do Triângulo Mineiro são: Araguari, Frutal, Ituiutaba, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia.

 

Enviar link