Turismo

Regiões Turísticas

Centro-Oeste

  • São Roque de Minas - Parque Nacional da Serra da Canastra - Henry Yu

A história da região está fortemente ligada ao tropeirismo. Os tropeiros foram responsáveis pela condução de tropas de mulas no século 18 e, principalmente, no século 19. A partir do momento em que as minas de ouro são descobertas e as terras começam a ser ocupadas, surgiu a necessidade do abastecimento de inumeráveis produtos, sobretudo dos gêneros alimentícios.


Dos pousos de tropeiros, surgiram muitas cidades da região Centro-Oeste. Os próprios tropeiros resolviam, muitas vezes, fixar moradia nesses locais que, em tantas ocasiões, lhes haviam servido de repouso. Assim, davam início às atividades de plantio, à criação de gado muar e bovino e ao estabelecimento de casas comerciais, já que o comércio "estava no sangue".


Valiosas manisfestações culturais tradicionais são mantidas em Itapecerica através das festas do Reinado, Folia de Reis, Festival de Inverno, Semana Santa e um Festival de Gastronomia Rural.


Hoje, percebe-se a forte presença da herança cultural do tropeiro no falar, nas devoções e na culinária mineira. Conta-se até que foi o tropeiro o responsável por difundir pelos sertões brasileiros a devoção a Nossa Senhora Aparecida.


A região apresenta grau de urbanização bastante elevado e parque industrial diversificado, distribuído espacialmente em diversos municípios. As principais cidades concentram-se ao longo do eixo da Rodovia Fernão Dias. A região é tradicional produtora de leite, aves, suínos, bem como açúcar e álcool em usinas de grande e médio portes.


O melhor da região Centro-Oeste


Parque Estadual da Serra da Canastra
Criado com a intenção de proteger a área das nascentes do rio São Francisco, o parque também protege a belíssima cachoeira Casca d´Anta, extensas áreas de campos de altitude, cerrados e uma fauna diversificada que reúne animais ameaçados de extinção.


Portaria 1 - São Roque de Minas
É a entrada mais utilizada e tem a vantagem de ser próxima do centro de visitantes.


Portaria 2 - São João Batista
Está a menos de 1 quilômetro de São João da Canastra. Para quem vem do norte, é a melhor opção.


Portaria 3 - Sacramento
É a melhor entrada para os visitantes vindos de Sacramento, Uberaba e Rifaina.


Portaria 4 - Casca d'Anta
É a melhor opção para quem vai visitar a Cachoeira da Casca d'Anta.



O lago de Furnas
Excelente local para a prática de esportes náuticos. Cânions, cachoeiras e piscinas naturais são encontrados às margens do lago de Furnas, verdadeiro paraíso para quem procura descanso e contato direto com a natureza, já que o espaço é propício para a prática de esportes náuticos e de aventura.


Pré-História e voçorocas
A região também possui quatro sítios arqueológicos localizados na cidade de Carmópolis de Minas, onde são encontrados petróglifos - rochas originárias do período da Pré-História, que contêm inscrições gravadas em sua superfície, e o interessante fenômeno da voçoroca, em Oliveira, que a tornou uma referência nacional para os geógrafos.


O Velho Chico
Conhecido também como "o rio da integração nacional", o São Francisco na região de Iguatama e Lagoa da Prata possui os cenários mais bonitos de todo o seu percurso, com paredões de impressionar, ou seja, ali se forma o Cânion do São Francisco.


Os principais municípios que fazem parte da região Centro-Oeste são: Arcos, Boa Esperança, Bom Despacho, Campo Belo, Candeias, Cláudio, Divinópolis, Formiga, Iguatama, Itaúna, Itapecerica, Lagoa da Prata, Nova Serrana, Oliveira, Pains, Perdões, Pimenta e Piumhi.



Enviar link