Turismo

Regiões Turísticas

Noroeste

  • Unaí - Cachoeira do Rio Preto - Acervo/Prefeitura de Unaí

O vazio demográfico é a principal característica da região, e a estrutura fundiária está baseada em grandes latifúndios. As culturas de subsistência coexistem, no entanto, com ilhas de eficiência e lucratividade no setor de produção de grãos e reflorestamento, por exemplo, a agricultura irrigada e tecnificada dos municípios de Unaí e Paracatu.


Merece destaque ainda a exploração mineral de seu rico subsolo, como a extração do zinco em Vazante e em Paracatu. A região Noroeste apresenta localização privilegiada em relação ao Distrito Federal e ao Estado de Goiás.


Paracatu, cidade polo da região, possui ótimos exemplares da arquitetura colonial mineira como o prédio do Museu Histórico e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. A tradição gastronômica também conta muito. A cidade produz a deliciosa cachaça de rapadura; o famoso bolo de domingo, receita centenária que só pode ser feito aos domingos para não dar azar, e a saborosa empadinha de capa fina, iguarias autênticas que aguçam o apetite dos visitantes.


O município de Unaí, terceiro maior de Minas Gerais em área territorial - 8.464 km² - destaca-se pela força no mercado agropecuário não só mineiro, mas também nacional. Unaí não se sobressai apenas na agropecuária já que a cidade possui belos atrativos turísticos. Belezas naturais como a Gruta do Tamboril, a Gruta do Sapezal, a Cachoeira da Jiboia, a Cachoeira do Queimado e a Gruta do Gentio são alguns exemplos.


Uma das festas mais populares de Minas acontece em Vazante - Festa do Carro de Boi, grande contribuição para preservar uma tradição do interior brasileiro. No município está localizada a Gruta da Lapa Nova, uma das maiores do Brasil, com 4.550 metros de extensão.


As principais cidades da região Noroeste são: Buritis, João Pinheiro, Paracatu, Presidente Olegário, Unaí.

 

Enviar link