Turismo

Regiões Turísticas

Norte de Minas

  • Buenópolis - Buenópolis - Igreja Matriz - Acervo/Prefeitura de Buenópolis

Abrange a maior parte da região semiárida mineira, com pouca disponibilidade de recursos hídricos. A pecuária extensiva e a agricultura familiar constituem sua base econômica. Experiências de irrigação ao longo do Vale do São Francisco apontam um caminho promissor para esse solo bom e clima ideal para o cultivo de frutas e sua industrialização. A qualidade de sua cachaça é também notável, firmando-se como um dos principais centros de produção no Estado. Os municípios mais desenvolvidos são Bocaiúva, Grão-Mogol, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas.


Algumas áreas da região constituem patrimônio natural inestimável, como o Vale do Peruaçu, além de uma variedade de expressões culturais.


O melhor do Norte de Minas


"O resumo do Norte"
Cidade polo do Norte de Minas e a sexta em número de população no Estado, Montes Claros é uma cidade próspera e que se mantém fiel as suas tradições - culinária, manifestações da cultura popular, música e um artesanato rico estão presentes na vida da cidade. Como diz o filho da terra, Haroldo Livio, "Montes Claros é o resumo do Norte".


Carne de sol, arroz com pequi, frango caipira com pirão, requeijão, biscoitos são especialidades da expressiva culinária montes-clarense. Festas populares como Folia de Reis, coroações de Nossa Senhora, procissões, festas juninas, reinados, marujos, caboclinhos e pastorinhas acontecem todos os anos.


A cachaça de Salinas
Conhecida como grande produtora da bebida que faz parte da história e da cultura brasileira, Salinas produz anualmente cerca de cinco milhões de litros, sendo comercializada sob mais de 50 marcas em todo o País e no exterior. A economia da região gira em torno do produto.


O excepcional patrimônio natural
A região possui admirável patrimônio geológico e arqueológico. O ecossistema riquíssimo é formado por recursos hídricos, veredas, chapadões do cerrado, espécies medicinais, campos de sempre-viva e fauna diversificada. Esse ambiente rústico de grande beleza é preservado através de parques nacionais e estaduais. Os parques ainda não estão abertos à visitação pública, mas estudiosos e pesquisadores podem conseguir autorização do IBAMA ou do Instituto Estadual de Florestas (IEF).


Os parques localizados na região turística Norte de Minas são:

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Parque Nacional Grande Sertão Veredas
Parque Estadual Serra das Araras
Parque Estadual Veredas do Peruaçu
Parque Estadual Lagoa do Cajueiro
Parque Estadual Verde Grande
Parque Estadual da Mata Seca
Parque Estadual de Montezuma
Parque Estadual Serra Nova
Parque Estadual Caminho das Gerais
Parque Estadual Alto Cariri
Parque Estadual Grão-Mogol
Parque Estadual Lapa Grande


O Velho Chico
Às margens do rio São Francisco está Januária. As praias fluviais temporárias, a pesca e as cachoeiras do rio são as principais atrações do município.


Passeio de vapor pelo rio São Francisco
Atualmente (dez 16) o  vapor Benjamim Guimarães está em processo de restauração.

 

Enviar link