2 de abril de 2025
O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou, no dia 27 de março, uma reunião em Brasília com representantes das câmaras e conselhos de turismo das Federações do Comércio nos Estados (Fecomércios). O encontro teve como objetivo apresentar as estratégias e projetos do setor para 2025, fortalecendo a cooperação institucional e o desenvolvimento turístico nacional.
Na abertura, o coordenador do Cetur e diretor da CNC, Alexandre Sampaio, enfatizou a importância do turismo na economia e na sociedade, reforçando o compromisso do Sistema Comércio em atuar de forma integrada. “O turismo é um potente vetor de desenvolvimento socioeconômico, gerando emprego e renda em múltiplos setores. Nosso objetivo é garantir que o turismo esteja presente em todas as pautas da CNC, fortalecendo o diálogo e a cooperação estratégica”, afirmou Sampaio.
Durante a reunião, foram apresentadas iniciativas-chave para o setor em 2025, incluindo o seminário sobre Turismo Responsável, o Prêmio Atena Turismo em Ação e a ampliação do Painel de Inteligência Competitiva no Turismo, uma ferramenta que permite um acompanhamento detalhado de projetos turísticos em todas as Unidades Federativas do país.
A Fecomércio MG esteve presente na reunião, reforçando o compromisso da entidade com o fortalecimento do turismo em Minas Gerais. A coordenadora do Descubra Minas, Valéria Clara Oliveira de Carmo, destacou a importância dessas estratégias para o estado e como serão aplicadas localmente. “Minas Gerais tem um potencial turístico imenso, e participar dessa integração nacional permite que possamos alinhar nossas iniciativas às melhores práticas do setor. O fortalecimento das bases sindicais por meio do turismo vão ao encontro dessas diretrizes do Descubra Minas, promovendo a valorização do comércio local e ampliando a competitividade dos destinos mineiros”, destacou a coordenadora.
O programa Vai Turismo também foi um dos grandes destaques do evento, trazendo novos avanços para a gestão estratégica do setor. Em Minas Gerais, a Fecomércio MG pretende utilizar as diretrizes do programa para fortalecer a articulação com os membros do Cetur MG e prover dados estratégicos ao mercado, garantindo que o turismo continue sendo um dos pilares do desenvolvimento econômico do estado.
A reunião do Cetur CNC reforçou o compromisso do Sistema Comércio em atuar de maneira integrada e baseada em dados para impulsionar o setor turístico em todo o Brasil. Para Minas Gerais, essa conexão abre caminho para a consolidação de novas iniciativas e a ampliação das oportunidades para os empresários do turismo no estado.
O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Minas Gerais (CETUR MG) é uma instância consultiva da Fecomércio MG que atua no fortalecimento do setor turístico no estado. Composto por representantes das principais entidades empresariais e especialistas do setor, o conselho tem como missão apoiar o desenvolvimento de destinos turísticos e fortalecer a cadeia produtiva do turismo mineiro.