Sistema Fecomércio MG celebra a Gastronomia Mineira

13 de novembro de 2023

 

 

O dia 05 de julho é dedicado à data

Valéria Clara de Oliveira Carmo – Diretora da Fecomércio MG

Em tempos de valorização da boa alimentação, dizemos com orgulho que Minas tem comida de verdade. É com gosto, muito bom gosto, portanto, que comemoramos neste dia 5 de julho o dia da Gastronomia Mineira. Nossa culinária é para a gastronomia brasileira, com certeza, um de seus pilares tal a diversidade de sabores e ingredientes tradicionais que a encorpa.

Ter um dia próprio para homenagear a comida mineira é mais do que justo! Desde o século XVII, os sabores de Minas Gerais refletem e evidenciam a história e a cultura do Estado: nossas raízes gastronômicas e históricas ricamente entrelaçadas.

Frango com quiabo e angu, couve picada bem fininha, feijão tropeiro, carne de porco e torresmo, queijo, doce de leite e a perfumada cachaça, são alguns dos outros nomes de Minas, nomes com sabor e história. Por aqui, desde o século XVII, nosso caldeirão cultural e gastronômico borbulha com ingredientes indígenas, africanos e portugueses. Nossa riqueza gastronômica está intimamente ligada à capacidade inventiva de nosso povo que é infinita. A Fecomércio MG está atenta a isso e já trabalha nesta frente há alguns anos, por exemplo, por meio do programa Primórdios da Cozinha Mineira, do Senac em Minas. O programa resgata técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes do nosso estado.

Foi com esse trabalho de pesquisa que o programa recuperou, por exemplo, o processo de fabricação do queijo minas artesanal do Entre Serras e do queijo Frei Rosário, curado em ambiente de caverna na Serra da Piedade. A mesma missão resgatou 65 espécies de verduras, legumes, temperos e 18 frutas originárias da Mata Atlântica, entre outros feitos. A intervenção foi decisiva para o crescimento da renda regional, aumento expressivo dos produtores locais, crescimento de feiras livres, criação de eventos regionais com temáticas gastronômicas e o fortalecimento da gastronomia como diferencial turístico.

Desde o ano passado, a Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais adotaram uma estratégia única relacionada ao turismo que reúne todos os programas, produtos e projetos do Sistema Fecomércio MG, a gastronomia aí incluída como elemento indissociável do turismo em terras mineiras. O Descubra Minas é o Plano de Desenvolvimento Turístico que o Sistema Fecomércio MG vem utilizando para ampliar o fortalecimento do turismo no estado. A estratégia é ambiciosa e realista porque alcança todo o setor do comércio de bens e serviços organizado na Federação.

A gastronomia celebrada no dia de hoje está vivamente distribuída em todo território mineiro impactando fortemente o turismo, assim a estratégia do Descubra Minas é fomentar esses valores com estímulo empreendedor e capacitação. Em maio de 2023, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o segmento de Restaurantes e Outros Estabelecimentos de Serviços de Alimentação e Bebida gerou cerca de 100 mil empregos formais em Minas Gerais, em seus 853 municípios.

Uma das perguntas que o Sistema Fecomércio MG se propõe a fazer nesta data é: quantos empregos, quanta riqueza para a população de Minas Gerais, sua rica e histórica gastronomia poderá gerar se incentivada a cadeia de bens e serviços associada ao turismo? O Descubra Minas é nossa primeira resposta a esta pergunta e está sendo diuturnamente ampliada e fortalecida em toda Minas Gerais.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais, é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 568 mil empresas mineiras. Juntos com Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a entidade integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), atuando junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 84 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Compartilhe nas redes sociais