Turismo de Negócios em Minas Gerais: 04 Lições da IMEX Frankfurt  

24 de maio de 2024

 

No coração da cidade de Frankfurt, na Alemanha, um evento imperdível para profissionais da indústria de eventos aconteceu recentemente: a IMEX Frankfurt 2024. Este encontro, focado no setor M.I.C.E (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), popularmente conhecida no Brasil como Turismo de Negócios e Eventos, reuniu os líderes mais influentes do setor para discutir as últimas tendências, compartilhar conhecimentos e estabelecer conexões valiosas.

Em Minas Gerais, o turismo de negócios também é uma parte significativa da demanda, representando 21,8% de acordo do Observatório de Turismo de Minas Gerais de 2022. O Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac esteve presente no evento. Com a missão de trazer mais oportunidades ao desenvolvimento do turismo em nosso Estado compartilhamos alguns insights da feira que podem ser aplicáveis no nosso mercado:

  1. A importância de convidados de impacto:

Na IMEX, os hosted buyers (compradores convidados) desempenham um papel crucial no sucesso do evento, e como tal, têm obrigações específicas a cumprir. Para garantir que sua participação seja eficaz e produtiva, eles devem comprometer-se a realizar um número mínimo de reuniões pré-agendadas com os expositores, contribuindo assim para a geração de negócios e parcerias estratégicas. Em troca, os hosted buyers recebem uma série de benefícios exclusivos e serviços personalizados onde têm a oportunidade de interagir com outros profissionais da indústria e fortalecer suas conexões.

  1. Tudo num lugar só e poder da rodada de negócios.

A IMEX Frankfurt é conhecida por sua atmosfera dinâmica e diversidade de expositores, contado expositores de todo o mundo, a feira consegue reunir em um só lugar todos os fornecedores necessários para a realização de eventos de incentivo, feiras e congressos, como Conventions Bureus, DMC’s*, hotéis e outras facilidades.  As rodadas de negócio tornam a dinâmica do evento facilitada e mais focada em resultados. Durante o evento, os participantes podem participar de sessões de matchmaking de 30 minutos, onde são conectados a compradores e vendedores relevantes com base em seus interesses e objetivos comerciais, facilitando o estabelecimento de novas parcerias e oportunidades de negócios.

  1. Tecnologia aliada na conexão e networking:

Para facilitar ainda mais na conexão, antes, durante e depois do evento a tecnologia desempenha um papel crucial na facilitação do networking e na conexão entre os participantes. O aplicativo oficial da IMEX Frankfurt permite que os participantes visualizem perfis de outros participantes, tenham acesso a informações sobre a feira, enviem convites para reuniões e acompanhem a agenda do evento em seus dispositivos móveis.

  1. Experiências além dos negócios

Durante a Imex, os destinos expositores estavam focados muito além de oferecer o “arroz com feijão”, ou seja, a infraestrutura básica para os eventos. As experiências imersivas que vão além das viagens de negócios foram um diferencial dos expositores. Foi evidente a tendência consolidada do bleisure – termo que vem do inglês e que significa viagem de negócios (business travel) junto com viagem de lazer (leisure). A mistura de lazer e trabalho se torna cada vez mais importante como diferencial competitivo ao escolher um destino para sediar um grande evento corporativo e foi foco durante o evento.

Para implementar essas práticas em Minas Gerais, é fundamental o comprometimento de todos os envolvidos. O Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio MG (CETUR), incentiva a colaboração em rede para promover a diversificação do cenário de eventos no estado. Além disso, por meio do Descubra Minas, reconhecemos que experiências regionais distintas, como passeios guiados, degustações de gastronomia local e atividades culturais, têm o potencial de impulsionar o turismo e enaltecer a identidade singular de Minas Gerais.

Então, vamos juntos?

 

Compartilhe nas redes sociais