Descubra o carnaval de BH e do nosso estado

5 de fevereiro de 2024

 

 

Que Belo Horizonte tem se destacado no cenário da folia carnavalesca, não há mais dúvidas. A capital mineira vem a cada ano observando o número de foliões e turistas aumentar durante essa época do ano, e com isso gera também a possibilidade de divulgação de todo Estado.

Para compreender melhor o perfil de quem participa do nosso carnaval, o Sistema Fecomércio MG, através da área de Estudos Econômicos e do setor de Turismo, com apoio da Belotur, realizou um levantamento para desvendar como esses foliões aproveitam a época mais animada do ano.

Para a coordenadora do Descubra Minas, Valéria Clara de Olivera Carmo “A pesquisa é muito relevante, pois apresenta dados que, com certeza, contribuem para novos direcionamentos estratégicos tanto para o comércio como para cadeia envolvida no turismo (hotelaria, transportes, bares, restaurantes além é claro dos atrativos turísticos).”

Mais de 90% dos foliões buscam informações sobre o carnaval nas redes sociais (com destaque para o Instagram), o que sugere que, um dos pontos fundamentais para divulgação da programação da cidade e de seus atrativos precisa ser muito bem alinhada nesse canal de comunicação. O site oficial do carnaval e o Whatsapp também têm se mostrado ferramentas importantes em todo esse contexto.

Considerando os participantes que não são de Belo Horizonte ou da Região Metropolitana, a maioria (91,8%) deverá permanecer na cidade por até duas semanas. Dado esse que revela como é fundamental o fomento a uma programação cada vai mais duradoura e diversificada. Oportunidade também evidente para que destinos próximos a capital se beneficiem com essa movimentação dos turistas.

Eventos gastronômicos, culturais, outras programações na capital e em cidades próximas, além de descontos nas hospedagens, foram validados como fatores consideráveis pelo turista para a decisão de aumentar seu tempo de permanência em BH.

Entre os participantes da pesquisa, 86,6% confirmaram com entusiasmo sua participação no Carnaval de Belo Horizonte em 2024, fortalecendo cada vez mais a relevância da festividade não somente na capital, mas como grande oportunidade de alcance e divulgação para muitos destinos mineiros que também oferecem experiências acolhedoras e inesquecíveis.

Descobrir o carnaval de Minas, quer seja na animação da capital, de cidades próximas ou na tranquilidade do interior, com certeza fará parte do planejamento de muitos turistas nos próximos anos.

Acesse a pesquisa completa em:

Intenção de Consumo – Foliões

Compartilhe nas redes sociais